Random Video

Indicisões dos eleitores no Brasil

2014-10-03 10 Dailymotion

Nestas eleições do Brasil, a dúvida não está apenas em saber quem participará na segunda volta com Dilma Roussef, por que os cerca de 142 milhões de eleitores votam também para o governo dos Estados, o Senado Federal, os senados legislativos, estadual e distrital.
Os brasileiros estão divididos, com o coração à esquerda e o porta-moedas à direita… e o crescimento abrandou e alterou algumas intenções de voto, como se denota das considerações dos transeuntes:

“Os brasileiros estão indecisos: há três candidatos fortes mas não há grandes diferenças entre eles”, diz o primeiro.

“Penso que o futuro do Brasil vai continuar a ser PT”, afirma, indecisa, uma segunda cidadã.

O terceiro é mais acertivo: “Eu gostava que a Dilma e o seu Partido dos Trabalhadores, o PT, saíssem do governo….”

Um outro aconsidera apenas que o Brasil precisa, realmente, de mudanças, não apenas de palavras, mas de atitudes.

Mas a última declaração não deixa dúvidas:
“Eu não voto em Dilma mas também não estou feliz com os outros candidatos”

Depois de quatro anos de crescimento, a economia entrou em recessão no primeiro semestre de 2014. Os brasileiros da classe média começam a sentir os efeitos.

Sean Maluf faz parte dos 5% de desempregados sem rendimentos que têm de enfrentar uma inflação de 6,5%:

“Tenho vários amigos a viver a mesma situação. Estão no desemprego, perderam os postos de trabalho. A mim, não me renovaram o contrato, mas tenho amigos a quem suprimiram mesmo os postos de trabalho. As empresas estão a fazer muitos cortes. As pequenas empresas são obrigadas a depedr porque se acabaram os subsídios do Estado. “

Inflação sem crescimento retira o poder às famílias, que têm ainda o problema do aumento das taxas de juro dos seus créditos. O economista André Perfeito acredita que este é outro motor do crescimento que gripou:

“Umj dos componentes que deu mais dinamismo à economia brasileira foi o consumo das famílias. Mas o investimento não o seguiu. O investimento depende da credibilidade de um país e, neste momento de transição, há demasiadas decisões difíceis a tomar ao mesmo tempo. É uma eleição difícil.
“One of the components that gave dynamic to the Brazilian economy was the increase of families consomption. But investment didn’t follow. Investment depends on the country’s credit, reliability. And we are now in a moment of transition where several issues are been treated at the same time. It is a difficult election.”

“A poucas horas do fim da campanha eleitoral, os brasileiros ainda estão divididos quanto ao futuro presidente. As últimas sondagens indicam a vitória de Dilma por uma pequena margem, por isso deverá haver segunda volta. “

Rita Ferreira para a euronews.